Direção de Fotografia

Deveres e responsabilidades do Diretor de Fotografia

 

Texto traduzido de quais são as responsabilidades e deveres de um Diretor de Fotografia segundo a ASC – John Hora. Tradução do amigo da ABC Rodrigo tavares.

Diante deste texto veja quais são suas qualidades, teorias, práticas e necessidade de aprendizado. Assim você pode realmente entrar neste mundo complexo e cheio de entendimentos.

Procure enxergar o mundo de forma diferente e inusitado, ou seja, de maneira ÚNICA. Somente assim você poderá ser escolhido diante de vários DF que existem no mercado, sejam eles DF de verdade (fato e direito) ou DF de mentira (erros e acertos).

“A Direção de Fotografia é o processo criativo e interpretativo que culmina na autoria de um trabalho artístico original e não meramente no registro de um evento físico.

A Cinematografia não é uma categoria da Fotografia.

E sim Fotografia, é uma ferramenta que o Diretor de Fotografia usa ao lado de outras técnicas físicas, administrativas, interpretativas e de manipulação de imagem para ter um resultado coeso, com o fim máximo de ilustrar da melhor maneira uma narrativa.
A responsabilidade do Diretor de Fotografia para com as imagens no Cinema estende-se desde a concepção e pré-produção, pós-produção e até a primeira exibição comercial do filme.

Também é de sua direta responsabilidade qualquer processo posterior que possa afetar essas imagens.

As imagens que o Diretor de Fotografia leva para as telas são fruto de um trabalho colaborativo, da soma da visão artística, imaginação e habilidade técnica de diversos profissionais.

Bom, tentei traduzir com o máximo de fidelidade o texto do John Hora, ASC para a American Cinematographer.
Resolvi tentar traduzir esse texto, pois acho a definição da ASC super correta e alguns Diretores de Fotografia e a maioria dos produtores aqui no Brasil não tem a noção de que o diretor de fotografia é mais que um técnico é sim um colaborador artístico e um guardião da imagem.

 

Responsabilidades do Diretor de Fotografia:

I Pré-Produção

A. Pesquisa de concepção

– Discutir com o Diretor todos os aspectos do roteiro e qual a visão dele em relação a como transpor o roteiro para a tela.
– Analisar o roteiro com um todo.
– Analisar a estrutura da história.
– Analisar os personagens.
– Pesquisar o período, os eventos, e outros elementos de design que ajudem na composição do clima.
– Elabore o estilo, como vai ser a abordagem visual do filme.
– Continue falando com o Diretor sobre novas ideias
– Discuta e chegue a um consenso com o diretor sobre o visual do filme.
– Discuta e chegue a um entendimento com o diretor de arte sobre o visual do filme.
– Discuta e pesquise com consultores técnicos sobre as dificuldades que você poderá ter para chegar ao resultado que está imaginando.

 

B. Pesquisa Prática

– Verificar o orçamento, e se os valores dos equipamentos e a equipe que você pretende usar estão dentro da realidade do filme.
– Visitar e aprovar as locações
– Marcar a posição do sol para cada locação
– Verificar a previsão do tempo para cada locação
– Verificar as marés se for o caso.
– Participar na aprovação do plano de filmagem.
– Participar e discutir sobre a construção dos cenários.
– Verificar e aprovar, objetos de cena, veículos de cena, mock-ups e miniaturas se for o caso.

 

C. Pesquisa técnica

– Visitar laboratórios e casas de finalização para calibrar e avaliar o sistema de exposição e qualquer combinação de imagem eletrônica ou química a ser capturada, estabelecendo um protocolo ou “workflow” para a intermediação das imagens.
– Visitar locadoras de equipamento.
– Explorar novos equipamentos.
– Aprender como os novos equipamentos funcionam.
– Invente ou encomende a invenção de um novo equipamento caso haja necessidade.
– Padronize e crie uma lista de efeitos para mostrar ao diretor e equipe.
– Ajude a criar e aprove o Storyboard.
– Projete ou peça para alguém projetar as luzes práticas que vão ser usadas nos cenários.
– Desenhe um plano de luz e de maquinaria junto com o Gaffer ou o Eletricista Chefe e o Maquinista.

 

D. Controle de qualidade

– Escolher e aprovar a equipe, o filme, e o equipamento a ser utilizada, a segunda unidade e a equipe de efeitos especiais se for o caso.
– Supervisionar a construção e os testes de novos equipamentos a serem utilizados.
– Visitar a construção dos sets.
– Aprovar as paredes, tetos e qualquer parte móvel do cenário.
– Checar a equipe que vai instalar as luzes práticas.
– Visitar as locações em conjunto com todos os departamentos para discutir as necessidades em conjunto.
– Aprovar as cores e texturas dos cenários.
– Aprovar a Maquiagem e Penteados.
– Fazer e aprovar as listas de equipamentos de Luz, maquinaria e câmera.
– Checar o local onde vai ser exibido as diárias para garantir a padronização do material rodado.

 

E. Implementação

– Stand-ins do Elenco
– Treinar equipe para o uso de algum equipamento novo.
– Verificar os cenários e as locações junto com o Diretor e revisar o plano de filmagem.
– Fazer a lista com os equipamentos especiais para o diretor de produção, indicando os dias em que o equipamento vai ser necessário.
– Trabalhar na “ordem do dia” (cronograma de filmagem) com o assistente de direção.
– Estimar e fazer o pedido dos rolos de filme (Tipo, Tamanho, e quantidade)
– Listar a quantidade de ajudantes para os dias de filmagem.
– Ajudar os outros departamentos a conseguir os equipamentos requeridos, ajudantes e testes.
– Fale com todos os departamentos pelo menos duas vezes por dia para responder a qualquer dúvida.
– Intermediar qualquer problema entre os departamentos.
– Checar o carregamento dos equipamentos a serem transportados para a locação, seja via caminhão, barco ou avião.
– Visitar os ensaios do elenco.
– Manter o Diretor informado sobre qualquer problema.
– Ajudar ao Produtor a resolver qualquer problema de produção.

 

F. Testes

– Rodar testes de estilo.
– Rodar testes para o laboratório.
– Rodar testes de luz para os atores principais.
– Rodar testes para câmera e lentes.
– Rodar testes para figurino e maquiagem.
– Rodar testes para qualquer efeito especial a ser utilizado assim com para algum movimento novo ou nova técnica.

 

II. Filmagem

A. Planejamento

– Checar e aprovar qualquer relatório ou ordem do dia a ser trabalhada.

 

B. Bloqueio

– Assistir aos ensaios da cena a ser rodada
– Rever com o Diretor a lista do que vai ser rodado
– Escolher a lente e a composição e mostrar para o Diretor para aprovação.
– Certificar-se de que a composição e o movimento estão funcionando para a cena.
– Resolver qualquer problema mecânico com o operador de câmera ou maquinista.
– Fazer as marcações de câmera e de movimento.
– Posicionar os Stand-ins para afinar as marcações de foco, movimento, enquadramento e posicionamento dos microfones.
– Assegurar que se tenha tempo de cena o suficiente para o Editor.
– Ajudar o assistente de direção com a movimentação dos figurantes.

 

C. Iluminação

– Iluminar o set ou a locação de maneira a ser mais vantajosa para a história a ser filmada. Seja do ponto de vista de estilo ou de dramaticidade.
– Iluminar cada ator de maneira a reforçar e revelar seu personagem.
– Certificar se o clima e o tom da luz ajudam a contar a história.
– Planejar a luz para ter o mínimo de intervalo entre as cenas.
– Utilizar um pintor em stand-by para controlar highlights, sombras, envelhecimentos nos sets e nos objetos de cena.
– Acertar a iluminação, contraste e a exposição da cena.
– Acertar os efeitos de luz como dimmers, spots, mudanças de cor etc.

 

D. Preparação

– Resolver qualquer problema de som
– Resolver qualquer problema com os outros departamentos
– Checar o set e aprovar todas as acrobacias com o coordenador de dubles se tiver.
– Acertar qualquer câmera adicional que se necessite para as cenas de dubles.
– Checar e re-checar medidas de segurança.
– Mostrar a cena para o Diretor para fazer as alterações finais.
– Posicionar os atores para o ensaio mecânico final, resolver qualquer problema fora do previsto.

 

E. Fotografia

– Fotografar a cena
– Aprovar ou corrigir o take.
– Verificar se a equipe do making of conseguiu o que precisam.
– Verificar com o continuísta se não tem nenhuma observação específica sobre a luz ou posicionamento de câmera para a cena.
– Verificar o inventário de latas virgens.
– Tentar usar as pontas dos negativos.
– Verificar se o relatório de câmera tem sido preenchido corretamente.
– Completar o trabalho do dia.
– Discutir com sua equipe o primeiro set do dia seguinte.
– Assegurar que suas equipes de câmera, elétrica e maquinaria recebem cópias dos recibos dos equipamentos e aprovem antes da produção efetuar os pagamentos.
– Tomar cuidado com problemas de produção que possam aparecer.
– Responder a qualquer questão sobre problemas futuros.
– Visitar o Produtor e o diretor de produção no final do dia.
– Verificar a devolução de qualquer equipamento que não for ser utilizado.

 

G. Controle de Qualidade

– Pedir o relatório do laboratório.
– Ver a projeção da diária anterior junto com o Diretor, produtor, editor e equipe de câmera.
– Discutir e aprovar as “diárias”.
– Consultar com a equipe de maquiagem, figurino e direção de arte sobre as “diárias”.
– Ver, discutir, corrigir ou aprovar a segunda unidade e a equipe de efeitos se for o caso.
– Peça para refazer a cópia de projeção da “diária” se for necessário.

 

H. Treinamento

– Ensinar aos atores iniciantes as técnicas de filmagem (marcações, tamanho do quadro, lentes, etc.).
– Aprimorar a equipe de câmera.
– Contingência:
Se o Diretor for impedido de continuar a diária, termine o trabalho do dia por ele.

 

 

III Pós-Produção

A. Fotografia Adicional

– Discutir e tomar conhecimento das datas de entrega de material de toda a produção.
– Fotografe ou aprove qualquer cena adicional, inserts, efeitos especiais ou materiais feitos pela segunda unidade.”

 

 

Espero ter ajudado de alguma maneira!

 

 

 

Léo M.
– DF
– Membro da ABCine desde 2001
– Redator da coluna Direção de Fotografia para Vídeo da Revista LUZ & CENA
– Ministrante do Curso de Direção de Fotografia do Polorio de Cine e Vídeo
– Sócio proprietário da empresa LUZ e LED.

fonte: ASC com tradução do Rodrigo Tavares, ABCine.

 

Mais notícias

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente aqui